terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sobre o Ensaio

Na semana passada assisti ao Filme "Blindness", baseado no Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Claro que fui convicto de que o filme não seria melhor do que a obra, quiçá semelhante em qualidade e profundidade psicológica.

Pois bem, trata-se de uma obra, no caso cinema, baseada em outra obra, do outro lado, literária. As imagens, cenário, personagens (atores) foram cuidadosamente bem montados e escolhidos pelo Diretor Fernando Meireles. O filme é muito bem acabado, com qualidade de som, montagem e passa realmente uma sensação semelhante à que se encontra no livro.

Porém, com uma atuação magistral de Juliane Moore como a "mulher do médico", o filme acaba se tornando em um filme de um personagem, e não de vários personagens que representam um povo, como no caso o livro parece demonstrar. Não que isso seja ruim, saliento aqui.

Então, para firmar minha opinião, acho o filme muito bom, de excelente bom gosto, até pelo fato de "maneirar" um pouco nas cenas mais fortes de sexo e violência. Não que eu seja moralista, mas na literatura, este tipo de cena funciona de um jeito bem diferente do que no cinema ou na televisão. E, neste caso, o público em geral poderia confundir chiclete com charrete.

Aconselho quem leu a obra assistir ao filme também. Mas apenas para quem já leu a obra, porque este livro não pode deixar de ser lido não, mesmo com um belo filme baseado em sua história.

Um comentário:

Rogers Silva disse...

caro luiz, concordo com suas opiniões sobre o filme.
1) é preciso ler o livro antes de assistir ao filme. é um livro excelente.
2) o filme é muito bom, de fato, mas pra quem já leu o livro torna-se menos bom.
3) muitas das cenas mais pesadas foram excluídas do filme, por "ordem" dos produtores. mas confesso que queria assisti-lo em sua primeira versão.

no mais, seu blog tá bastante bonito. dá um jeito de divulgá-lo mais pro deleite do povo.

p.s: naquela lista ao lado de livros favoritos falta um. rs